Cirandando pelos Fóruns, Redes e territórios do Butantã!

A 2a Ciranda de Fóruns e Redes do Butantã cumpriu plenamente com seus objetivos de (re)conhecer, compartilhar e confraternizar!

Aproximadamente 50 pessoas estiveram presentes representando coletivos dos territórios do Butantã. Uma diversidade de temas e propostas, mas todas com foco no bem comum e com muitas possibilidades de convergência e sinergia. Vamos alinhando as agendas e nos fortalecendo mutuamente. Se você esteve por lá, relembre conferindo as fotos (clique aqui) e vídeos (clique aqui), se você não pode comparecer, vale dar uma olhada em como foi e se preparar para a próxima!

Para finalizar e, ao mesmo, abrir novas possibilidades, desfrutem o belo texto da nossa amiga Ciça, do Coletivo Flores pela Democracia:

Dia da Ciranda

Cerca 50 pessoas de 34 comunidades, organizações, coletivos e/ou movimentos sociais da Região do Butantã se reuniram na tarde de 04 de dezembro no CEPEUSP, com todos os cuidados sanitários decorrentes da pandemia ainda em curso, para celebrar a luta, a garra e a esperança em outro mundo possível, com solidariedade, participação popular e políticas públicas que garantam a dignidade e qualidade de vida para todos.

A Ciranda de Redes, concebida e organizada por participantes da Rede Butantã - rede que atua há 21 anos no território, foi muito forte, carregada de boas energias, divulgação de trabalhos, articulações e propostas de ações conjuntas. Numa região com tanta desigualdade social, precariedade de políticas públicas e omissão da Prefeitura e demais instâncias de governo, estamos juntos na defesa dos direitos sociais, da sustentabilidade socioeconômica e ambiental, nas lutas de resistência e nas ações de solidariedade e de formação política do cidadão.

Os problemas apresentados são muitos, o Butantã abriga em torno de 100 favelas, os empreendimentos imobiliários com forte verticalização, sem garantia de contrapartidas de bens e serviços públicos e de infraestrutura urbana, a depredação ambiental, tem provocado acirramento das desigualdades, saturação dos serviços públicos já insuficientes, miséria e abandono de amplos contingentes populacionais de todas as faixas etárias: crianças, jovens, adultos e idosos.

Apesar disso tudo a Ciranda de Redes do Butantã nos traz ESPERANÇA: quantas lutas e conquistas já acumuladas; inúmeras iniciativas de enfrentamento e de resistência; da mobilização da população e de forças sociais da região. Economia Solidária: Emprego e Renda; Segurança Alimentar; Preservação de Parques e Áreas Verdes; Lutas por Saúde: Atenção Básica e Saúde da Família, Saúde do Idoso e Saúde Mental nas UBS, Hospital Universitário; Defesa da Criança e do Adolescente: Fórum da Criança e do Adolescente do Butantã, Ações de Solidariedade Contra a Miséria e a Fome: RAP, C.U.B.A; Lutas em Defesa do Meio Ambiente; Luta por Moradia e Melhorias Urbanas: Eixo Raposo, Programa de Desenvolvimento Humano pelo Esporte – PRODHE; Butantã + Caminhável; Participação Popular: Representantes nos Conselhos: Participativo Municipal, no Cades, Conselho Municipal do Idoso; Luta pela Cultura... Com o Coletivo Flores pela Democracia, Coletivo Paulo Freire e ... reforçamos possibilidades de parceria.

Celebramos o encerramento do encontro com propostas de articulação e soma de esforços entre todos os grupos da região; energia e sinergia recarregada; alegria de estarmos juntos; sentimento de estarmos mais fortes, não estarmos sós; com o afeto e carinho com que a equipe do PRODHE nos acolheu; com muita alegria e alma revigorada, animados por uma verdadeira CIRANDA conduzida pela música instrumental, compromisso e entusiasmo do Dinho Nascimento e da Cecília Pelegrine.

Que venha 2022!

SOMOS POTÊNCIA!


Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Vamos jogar Padminton?

Amarelinha Africana - Vamos Brincar!!!!

Foot+Basket+Skill = FooBaSKILL