Vidas Ativas dependem de Comunidades Ativas?

Nada melhor do que uma conversa sob uma Geodésica construída no Sertão brasileiro para dialogarmos sobre Comunidades+Ativas. A relação indivíduo-coletivo-ambiente é fundamental para compreendermos nosso engajamento!

O que um grupo de leitura da obra de Guimarães Rosa, redes que se mobilizam em torno de economia solidária ou por direitos das crianças, adolescentes e do meio-ambiente, trabalhos de relações sociais e comunitárias com o skate e atividades físicas, esportivas e culturais podem trazer de inspiração para compreendermos "comunidades", o "comum", o "Ser Ativo" e  sermos Comunidades+Ativas?

Descubra, reflita e construa junto participando no dia 29 de setembro (inscreva-se previamente aqui para facilitar nossa organização. O link de acesso será enviado na segunda-feira anterior ao evento) com as nossas convidadas:

  • Rosa Haruco: “Ler e estudar Guimarães Rosa em grupo, com pessoas de diferentes formações, idades, experiências e procedências, e ouvindo sonoridade, entonação e oralidade de cada sotaque é adentrar num mundo que leva a descobertas, mudanças, criatividades, curiosidades, compartilhamentos, aprendizagem. O que me guia? É a literatura Roseana que me seduz.”
  • Camile Magalhães:Trabalho, experiência e ação que faz sentido, diferença, que traz propósito, provoca trocas e afetamentos. Uma relação de satisfação e verdade, com suas belezas e desigualdades.” 
  • Celo Martins: Sujeito Periférico, nascido em Cidade Tiradentes, a intensa relação com as periferias não foi uma escolha e sim a única opção. Viver na zona Leste de São Paulo é um grande desafio, contrariar as estatísticas é a principal Meta. Ser ponte para realização de sonhos é uma característica forte do trabalho coletivo onde o esporte, educação e a arte são as maiores ferramentas de transformação e luz.” 
  • Francisco Bodião: Chicão vive causas, diálogos e ações desde sempre; 20 anos no Fórum em defesa dos direitos da Criança e Adolescente do Butantã e, mais recentemente, no Fórum Verde Permanente de Parques, Praças e Áreas Verdes. 
  • Diogo Silva: atleta olímpico de taekwondo, músico, pai. Mediação e fala final “que mensagem levamos para casa, o que levamos desta jornada de hoje para nossas Jornadas Comunitárias de Vidas+Ativas”.

Nos encontramos pelas veredas de nossas Jornadas!   

Quando? Nos vemos no dia 29 de setembro, das 15 às 17 horas. 

Fica o nosso convite: o encontro, embora remoto, será bem participativo e interativo. A proposta é para o diálogo que permita uma ampliação do conhecimento, uma instrumentalização, uma capacidade de tomar decisões, se antecipar frente a cenários incertos e impactar positivamente Vidas+Ativas.

Comunidades+Ativas é um bate-papo de uma série mensal que compõe os Encontros de Incentivadores de Vidas Ativas, organizada pelo Programa de Desenvolvimento Humano pelo Esporte (PRODHE/CEPEUSP) como parte de Uma Campanha por Vidas+Ativas. E o tema de outubro Territórios e Cidades+Ativas terá muitas conexões com o que estamos construindo e refletindo ao longo desse ano!

Confira como foram nossas conversas anteriores (clique nos títulos): 

Além do encontro em si, compartilharemos as informações dos participantes, que autorizarem, com a rede de incentivadores para que parcerias se realizem e o objetivo da campanha possa ser alcançado dentro da realidade e ações de cada um. Se você quer contribuir intencionalmente com a campanha, entre em contato conosco (prodhe@usp.br) ou anote nas opções de inscrição nos Encontros de Incentivadores de Vidas Ativas as suas possibilidades e necessidades para estimular Vidas+Ativas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vamos jogar Padminton?

Amarelinha Africana - Vamos Brincar!!!!

Saúde Individual e Saúde Coletiva