Escolas e Universidades+Ativas? Confiram o diálogo sobre esse tema!
Uma conversa com muito conhecimento, experiências e reflexões! O encontro de maio sobre Vidas Ativas trouxe à tona os ambientes escolares e universitários: crianças, adolescentes e adultos que vivem bons anos de suas vidas nesses locais têm possibilidade de serem mais ativos?
As experiências abordadas ao longo da conversa demonstram alguns caminhos, mas o momento no qual estamos vivendo traz novos desafios e acentua questões complexas, como a utilização da tecnologia para as aulas remotas, o espaço doméstico centralizando atividades diversificadas, o Ensino à Distância, Homeschooling, Ensino Híbrido e Escolas Abertas e ao Ar Livre. As escolas e as universidades serão mais ativas depois desse período remoto?
Se você quiser saber mais, pesquise ou entre em contato com nossas convidadas: Paula Korsakas (pesquisas e práticas sobre Escolas Ativas para o PNUD – Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento), Claudio Patto (Escola Suíço-Brasileira, que tem uma proposta baseada no livro ""Corpo Ativo, Mente Desperta", de John Ratey), Stefany Mello (Trabalho de Conclusão de Curso “Estudantes universitários e as práticas esportivas oferecidas pelas Associações Atléticas Acadêmicas: um estudo exploratório”), Beatriz Braidoti (Liga Interuniversitária de Esportes Universitários - LIEU), Eduardo Kokubun (Núcleo de Atividade Física, Esporte e Saúde - NAFES, Conselho Consultivo do Movimento para Tod@s / Núcleo de Movimento, Inclusão e Saúde - NUMIS, da UNESP) e Márcio Alexandre (Movimento para Tod@s e NUMIS, Gabinete da Reitoria da UNESP).
Clique aqui e assista ao encontro na íntegra.
Nossa amiga e parceira Mariana Harumi, professora do curso de Educação Física e Saúde da EACH USP, desenvolveu as seguintes considerações na sua fala "O que levamos deste encontro para nossas Jornadas de Vidas Ativas":
- Diversificar - necessidade de promover formas diversificadas de práticas corporais, considerando as histórias e preferências das pessoas; diversificar perspectivas de como olhamos para algumas práticas e formas de intervenções, por exemplo, observar as possibilidades do esporte para além das competições excludentes e de experiências que às vezes afastam praticantes, ou seja, o esporte oferece possibilidades que muitas vezes ficam inexploradas por conta de uma primeira experiência negativa;
- Escutar as pessoas e construir oportunidades para que elas possam descobrir formas de estabelecer vínculos (para continuidade da prática) e o prazer, se sentir bem em uma prática corporal (necessidade de oportunidades para descobrir o que é prazeroso e significativo);
- Promover a reflexão constante para possibilitar mudanças na gestão de programas esportivos e de atividade física, na formação de profissionais no ambiente universitário, em estágios etc. Levar essas reflexões para além das "bolhas" e dos que pensam do mesmo modo.
Ao longo da conversa, o compartilhamento de links no chat é citado algumas vezes. A conversa foi via Google Meet e o chat não pode ser visualizado. Caso não encontre algum documento citado, deixe um comentário para disponibilizarmos o link.
Agradecemos o interesse nesta conversa. Acompanhe os demais Encontros de Incentivadores de Vidas Ativas, sempre nas últimas quartas-feiras de cada mês ao longo de 2021. Mais informações: prodhe@usp.br, https://desenvolvimentoativofamiliar.blogspot.com/ e @prodhecepeusp (instagram).
Comentários
Postar um comentário