Da "Séria Série" Percussão Corporal: espetáculos! Barbatuques!

Logo Barbatuques: canais oficiais
Compartilhamos mais uma postagem da série Percussão Corporal, desta vez com ênfase no trabalho do Grupo Barbatuques, que merece destaque pelo seu pioneirismo em "terra brasilis", mas também pela abordagem das relações corpo-som-ritmo-movimento e pelas histórias de seu fundador e participantes.
"O corpo de uma pessoa tem características únicas que a diferenciam de outra. Aproveitar as características físicas e culturais de cada indivíduo para produzir sons, ritmos e melodias foi a ideia que levou Fernando Barba a fundar o Barbatuques em 1996." Saiba mais clicando aqui.

Isso aparece nos nomes e formatos de algumas apresentações-espetáculos do grupo: Corpo do Som, Indivíduo Corpo Coletivo e Com-pacto. A que lhe remete cada um dos nomes? Interessante pensar em indivíduo corpo coletivo, sempre, mas especialmente no momento que estamos vivendo. E o nosso corpo do som, como o exploramos em suas muitas possibilidades rítmicas e de movimentos? Ficamos limitados aos "padrões" ou conseguimos ampliar possibilidades para levarmos vidas mais ativas? Quais os nossos pactos sociais comuns, estamos focados em vidas plenas e dignas a todos ou no bem-estar individual?

Vamos assistir, ouvir e sentir um pouco para compreender melhor?  Clique nos títulos para acessar:
- Cadeirada compõe "Indivíduo Corpo Coletivo", parte do indivíduo às interações coletivas e mostra o processo coletivo, colaborativo e de improviso do grupo, de criar e fazer juntos, uma "orquestra de roda".
- O corpo do som remete, segundo Deise Alves, diretora do espetáculo, a "... raízes, fazer instintivo, intuitivo do humano. Nas expressões mais originais, arcaicas, tribais. Mergulho na cultura brasileira". Assista à live de integrantes do grupo com a diretora clicando aqui.

Que outras reflexões e práticas lhe vieram? Compartilhe conosco no Blog Coletivo Desenvolvimento Ativo Familiar, comente, envie fotos, vídeos etc. 

Se sua curiosidade e seu corpo foram despertados, confira ainda:
- o artigo "O corpo do som: experiências do Barbatuques" (Revista Música na Educação Básica, volume 5, novembro 2013, da Associação Brasileira de Educação Musical);
- o site do grupo: https://www.barbatuques.com.br/;
- em 2017 o Barbatuques completou 20 anos! Acompanhe um pouco desta história nos canais, clicando na tag da série #Barbatuques20anos #bbtqs20anos.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vamos jogar Padminton?

Amarelinha Africana - Vamos Brincar!!!!

Foot+Basket+Skill = FooBaSKILL