Confira como foi a Mesa Virtual "O lugar da Educação Física e do Desporto em uma Comunidade de Aprendizagem"

No dia 20 de junho, a equipe do PRODHE, representada pelo educador Marcos Vinicius, participou da Mesa Virtual "O lugar da Educação Física e do Desporto em uma Comunidade de Aprendizagem", juntamente com o professor José Pacheco e os colegas João Paulo e Fósforo Quadros, numa iniciativa da Formação Aprender em Comunidade da Ecohabitare. O evento teve como objetivos: potencializar um olhar sobre a Educação Física em escolas onde não há aulas convencionais, não há turmas e não há muros, nem separação de áreas do conhecimento; e debruçar um olhar a outras maneiras de desenvolver o Desporto no e para além do ambiente escolar.
Os "inspiradores do diálogo" tiveram alguns minutos para compartilhar as suas experiências. A conversa envolveu perguntas via Chat e/ou diretas de alguns dos mais de 60 participantes, curiosos em saber sobre o funcionamento de uma educação escolar que muda o foco do ensinar para o aprender juntos, alunos e professores.

O professor José Pacheco, cofundador da Escola da Ponte (Portugal) e consultor para implantação de projetos semelhantes em várias escolas brasileiras, falou rapidamente sobre os princípios da escola: Solidariedade, Responsabilidade e Autonomia. Também comentou que ainda não existem Comunidades de Aprendizagem, mas escolas em transição para esta abordagem educacional.
Os professores de Educação Física João Paulo (Escola Aberta de São Paulo) e Fósforo Quadros (Instituto Tiê) comentaram suas experiências na Escola Projeto Âncoracom destaque para a narrativa do Grupo de Responsabilidade de Educação Física, formado por jovens e tutores interessados em refletir, conversar e agir para cuidar das necessidades em relação ao movimento corporal.
 O educador Marcos Vinicius contou rapidamente a história de 25 anos do PRODHE, exemplificando através de algumas ações como o programa estimula Vidas Ativas e a apropriação de Atividades Físicas e Esportivas como direito, hábito e valor social ao longo da vida em uma perspectiva de Desenvolvimento Humano. Como o programa tem uma vocação para articular  ações, pessoas e instituições, naturalmente cria uma "arquitetura" favorável ao surgimento de comunidades de aprendizagem e/ou comunidades de prática.

A equipe do PRODHE reflete que suas ações reforçam paradigmas que foram compartilhados no encontro e que estão centrados em uma visão integral, não fragmentada:
- somos corpo, aprendemos com nossos corpos, mente e corpo constituindo uma unidade;
- o brincar e o lúdico devem estar presentes ao longo de toda a vida;
- compreender o esporte como um todo e com foco no praticante, sem fragmentá-lo em suas diversas manifestações: educacional, para todos, alto rendimento. Quem joga decide o significado que o esporte tem ao longo de sua vida;
- as Atividades Físicas e Esportivas não são território exclusivo dos profissionais de Educação Física; necessitam - para estarem integradas à vida - dos olhares de diversos profissionais e de todas as pessoas, pois nossa existência se expressa na corporeidade;

- o processo de formação de Comunidades de Aprendizagem ou Comunidades de Prática precisa considerar a permeabilidade das mesmas: o quanto estão disponíveis a acolher novos participantes e se relacionar e aprender com outras comunidades.

Agradecemos a todos que se interessaram e/ou participaram da conversa, em especial aos organizadores João Silva, Lívia e Fabrício. Que continuemos a nos encontrar, por enquanto, pelas lives da vida!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vamos jogar Padminton?

Amarelinha Africana - Vamos Brincar!!!!

Foot+Basket+Skill = FooBaSKILL