Rotina: rota, trilha, jornada!

Como está sua rotina atualmente? Está alterada, muita correria, com tempo para reflexão? Mas como ela era antes dessa situação que estamos enfrentando? E como ela será depois?
Christian Ingo Lenz Dunker – Foto: Reprodução via Facebook
Provavelmente já tivemos mais de uma rotina durante essa pandemia; tivemos que alterá-la, adaptá-la a cada nova situação e mudança. E isso deve continuar nos próximos meses, a cada fase de retorno.
Mas ter uma rotina é importante? Que tal conferirmos o que disse o professor e psicanalista Christian Dunker, do Instituto de Psicologia da USP? Clique aqui e leia a matéria "Como reorganizar a rotina pode ajudar sua saúde psíquica na quarentena" (Jornal da USP).

Uma rotina ativa é importante. Você já deve ter visto muitas dicas nos últimos três meses. Mas sempre é bom acessar mais algumas, pois nos dão mais  conhecimentos e possibilidades de escolhas, que podem ser ajustáveis ao momento e à realidade de cada um. Então, vamos lá:

- O Instituto Federal do Rio de Janeiro preparou um documento muito especial "A Quarentena e o Corpo", abordando de maneira simples e direta algumas ações práticas (clique no título). Para mais informações sobre este material, entre em contato com a equipe de Educação Física do IFRJ, pelo e-mail: cae.proex@ifrj.edu.br;

- O Instituto Impulsiona desenvolveu três cadernos com sugestões para uma rotina zen, esportiva e de jogos e brincadeiras (confira clicando no título. Para ter acesso é necessário fazer um breve cadastro no site). Mas a rotina é algo ajustável, que deve responder às necessidades de cada pessoa, família, grupo. Por isso, nossa sugestão é de que os cadernos sejam uma inspiração! Mas crie sua própria rotina e, quando sentir necessidade, saia da rotina, modifique, recrie!

- O artigo "Fique em casa, mas não fique parado, alertam pesquisadores" traz uma síntese de algumas pesquisas que mostram a importância de sermos ativos (clique no título).

Ser ativo não significa ser ocupado, com o tempo todo preenchido. Uma pausa é importante. São questões a se pensar com calma. Muito depende de nossas escolhas, mas nossa rotina também é definida pela vida das pessoas com quem nos relacionamos e, em alguns aspectos, por conta de questões mais amplas como as políticas públicas e as limitações desse momento.
Para encerrar, que tal lermos o ensaio "Falência do tempo", de Julián Fucks. Clique no título para conferir e depois deixe seus comentários no Blog Coletivo Desenvolvimento Ativo Familiar.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vamos jogar Padminton?

Amarelinha Africana - Vamos Brincar!!!!

Foot+Basket+Skill = FooBaSKILL