Territórios e Cidades+Ativas: como cuidamos, como mobilizamos?

As pessoas mudam de cidades, as pessoas mudam as cidades, as cidades mudam as pessoas. Territórios e Cidades como organismos vivos e coletivos. O que precisariam para serem mais ativas?

Contribua para uma reflexão colaborativa, o compartilhamento e a construção de possibilidades de intervenções para políticas públicas de cidades+ativas e para a mobilização dos territórios na concretização dos direitos para vidas plenas, dignas e justas. O evento é aberto, gratuito e remoto, dia 27 de outubro, das 15 às 17 horas (inscreva-se previamente aqui para facilitar nossa organização. O link de acesso será enviado na segunda-feira anterior ao evento).

Venha junto com as nossas convidadas:

  • Sylvia Angelini: arquiteta e urbanista, com graduação e mestrado pela USP. Servidora pública na Prefeitura de Jundiaí, SP, desde 2004. Diretora de Urbanismo desde 2017, quando deu início à implementação da Política Pública da Criança na Cidade, em equipe multidisciplinar, a partir de um conjunto de planos, programas e projetos que incentivam a mobilidade ativa, a ocupação dos espaços públicos e o contato com a natureza no espaço urbano (em curso). Sempre que pode, Sylvia usa sua bicicleta para descobrir novos lugares na cidade, em meio à natureza e junto com amigos
  • Paola Bernardi: "Eu me relaciono com minha cidade na presença, estando consciente e atenta aos detalhes, sons, cores, texturas, perfumes, movimentos, pausas. Nutrida pela interação com o sol, a chuva, o vento, as plantas, os bichinhos, as crianças e todas as pessoas que encontro e fazem parte dos territórios onde habito. Quando criança isso acontecia sempre na companhia de uma bicicleta e agora vou a pé. E buscando colher o encantamento que cada uma destas partes aparentemente pequenininhas que juntas formam a minha cidade para construir um lugar que desperte amor e o desejo do cuidado."
  • Ricardo Brandão: Doutor em Educação Física. Professor da UERJ, Coordenador do Laboratório de Vida Ativa, Coodenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Exercício e do Esporte da UERJ, amante da natureza, que adora fazer trilhas e pedalar. No Rio de Janeiro, costuma pedalar na Lagoa Rodrigo de Freitas e pela Orla da cidade.
  • Gerson Fonseca: "Nascido, crescido e "criando" em Osasco/SP, começo minha história com o movimento antes mesmo de nascer. Meus pais, fanáticos por futebol, se inspiraram no ex-jogador Gerson (o canhota) para escolher meu nome. Vivendo na periferia, fiquei inconformado com todo o potencial desperdiçado e idealizei um modelo de negócio social para atuar no suporte de organizações da sociedade civil que utilizam o esporte como meio de transformação."

A mediação será realizada por Diogo Silva, atleta olímpico de taekwondo, músico, pai. William Medeiros, com muitos anos de experiência em Desenvolvimento Local, fará a fala final “que mensagem levamos para casa, o que levamos desta jornada de hoje para nossas Jornadas Cidadãs de Vidas+Ativas”.

Nos encontramos nos espaços visíveis e invisíveis das cidades e territórios!

Quando? Nos vemos no dia 27 de outubro, das 15 às 17 horas.

Fica o nosso convite: o encontro, embora remoto, será bem participativo e interativo. A proposta é para o diálogo que permita uma ampliação do conhecimento, uma instrumentalização, uma capacidade de tomar decisões, se antecipar frente a cenários incertos e impactar positivamente Vidas+Ativas.

Territórios e Cidades+Ativas é um bate-papo de uma série mensal que compõe os Encontros de Incentivadores de Vidas Ativas, organizada pelo Programa de Desenvolvimento Humano pelo Esporte (PRODHE/CEPEUSP) como parte de Uma Campanha por Vidas+Ativas.

O tema Territórios e Cidades+Ativas possui muitas conexões com o que estamos construindo e refletindo ao longo desse ano! Confira como foram nossas conversas anteriores (clique nos títulos):

Uma Campanha por Vidas+Ativas.

Campanhas e Movimentos.

Trabalho e Vidas+Ativas.

Escolas+Ativas, Universidades+Ativas, Câmpus+Ativos.

Modos de Vida Ativos.

Corporeidade e Vidas+Ativas.

Guias e Subsídios para Vidas+Ativas.

Comunidades+Ativas.

Além do encontro em si, compartilharemos as informações dos participantes, que autorizarem, com a rede de incentivadores para que parcerias se realizem e o objetivo da campanha possa ser alcançado dentro da realidade e ações de cada um. Se você quer contribuir intencionalmente com a campanha, entre em contato conosco (prodhe@usp.br) ou anote nas opções de inscrição nos Encontros de Incentivadores de Vidas Ativas as suas possibilidades e necessidades para estimular Vidas+Ativas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Saúde Individual e Saúde Coletiva

Amarelinha Africana - Vamos Brincar!!!!

Badminton "reciclável": equilíbrio e movimentação de pernas