Uma conversa que guiou-se em meio aos desafios de Vidas+Ativas!

No sétimo Encontro de Estimuladores de Vidas Ativas tivemos a oportunidade de interagir coletivamente e buscar respostas à questão "Precisamos de guias para termos Vidas+Ativas?"

O bate-papo partiu desse ponto e foi muito além! Confira aqui a gravação do encontro.

Nossos convidados foram unânimes em responder que sim, mas que os guias voltados à população em geral precisam chegar na ponta, tanto para o profissional que atua quanto para o público. E aí entra a questão da linguagem, dos meios de comunicação utilizados, da interpretação das informações para o cotidiano das pessoas.

Cássio Couto, que atuou muitos anos no SUS, em equipes multidisciplinares do Núcleo Ampliado de Saúde da Família, ressaltou essa falta dos guias dialogarem com a população. Mariana Wandarti, que milita na Mobilidade Ativa, comentou sobre a importância da construção coletiva e das alternativas de comunicação, como o uso de podcasts para um acesso mais diversificado (confira aqui o Podcast do projeto Como Anda e aqui o Safari Urbano, um instrumento-guia da Cidade Ativa).

Leandro Garcia, com experiência em guias de Atividade Física, abordou que as Diretrizes da OMS para Atividade Física e Comportamento Sedentário são mais voltadas a governos e elaboração de políticas públicas, enquanto o recente Guia de Atividade Física para a população brasileira quer chegar na ponta, com versão em audiobook, materiais complementares para gestores e profissionais da saúde. William Boudakian nos brindou com histórias da Pedagogia da Emergência e como o Guia de Organização e Ação remete a intervenções práticas para situações de catástrofe (muito útil para o que estamos vivendo. Para saber como adquirir, entre em contato com colaboro@pedagogiadeemergencia.org).

Quem nos guiou por essa conversa, mediando, articulando, foi nosso grande parceiro Douglas Andrade, que encerrou com a fala "O que levamos para casa, para nossas Jornadas de Vidas Ativas".

Já deu para clicar e acessar muitos materiais acima, mas seguem mais algumas dicas (clique nos títulos):


 
Caminhando para os últimos encontros, teremos uma bela dobradinha em setembro e outubro: "Comunidades+Ativas" e "Territórios e Cidades+Ativas", novamente com convidadas e convidados com experiências, formações e histórias diversas.

Ficou interessado? Faça sua inscrição aqui para facilitar nossa organização e comunicação e acompanhe as próximas postagens para descobrir quais serão as pessoas convidadas para esse bate-papo! 

Acompanhe os demais Encontros de Incentivadores de Vidas Ativas, sempre nas últimas quartas-feiras de cada mês ao longo de 2021.
Mais informações: prodhe@usp.br, https://desenvolvimentoativofamiliar.blogspot.com/ e @prodhecepeusp (instagram).


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vamos jogar Padminton?

Amarelinha Africana - Vamos Brincar!!!!

Saúde Individual e Saúde Coletiva