Foi uma conversa amiga, uma construção conjunta: Modos de Vida Ativos

Muito conteúdo, considerações e experiências para assimilar!  

O bate-papo começou com o antropólogo Enrico Spaggiari e um apanhado histórico sobre o conceito-referência de Modo de Vida. Dentre outras coisas, apresentou diferenças entre modo e estilo de vida e lançou uma provocação: talvez Modo de Vida hoje precise, pela imprecisão que o conceito carrega, ser cada vez mais qualificado, o que não é um problema, pois mostra um olhar mais plural e menos hegemônico do que em outros momentos.

A partir daí, os demais convidados - a arquiteta e urbanista Daniella Bonatto, o skatista Sandro "Testinha" Soares e o professor e pesquisador da área de Atividade Física e Saúde Cassiano Rech - relacionaram o conceito com suas experiências pessoais e profissionais. Daniella falou das suas experiências de vida nas relações com as cidades onde morou e seus estudos sobre mobilidade ativa e os impactos do ambiente sobre nossas possibilidades de sermos ativos; Cassiano compartilhou estudos e reflexões sobre a vida que acontece a pé, a variação dos modos de vida ao longo dos ciclos da vida, a necessidade de uma sociedade mais igualitária, o que influencia a caminhabilidade de idosos etc e; Sandro iniciou ressaltando que estilo de vida é um termo associado a skatistas e surfistas, manobrando depois pelos impactos da ONG Social Skate no município de Poá e pela superação de obstáculos que é uma característica do Modo de Vida do skatista.

O papo seguiu com muita interação e complementaridade entre os participantes a partir da mediação do professor Luiz Dantas e das perguntas e reflexões dos quase quarenta presentes.

A finalização ficou por conta do professor do curso de Lazer e Turismo da EACH USP, Reinaldo Pacheco, com uma fala contundente a partir da constatação que Vida Ativa não é apenas uma escolha individual, mas é uma questão mais complexa e ampla que necessita de olhares interdisciplinares e multiprofissionais para superar as inúmeras barreiras sociais.

Muitas questões e reflexões ficaram no ar! De certa forma, essa é a proposta dos encontros, instigar, provocar e "plantar sementes" para ações e intervenções concretas que facilitem o ser ativo. Ficou curioso? Acompanhe aqui a gravação do encontro na íntegra, reflita e, se possível, seja ativo de diversas maneiras.


No dia 28 de julho "Uma Campanha Por Vidas+Ativas" continua com o tema "Corporeidade e Vidas+Ativas", trazendo convidadas(os) que compartilharão suas experiências individuais e nas relações com outras pessoas-corpos. Contamos com todos vocês para enriquecer esse bate-papo, afinal, todos somos corpos!

Ficou interessado no tema? Faça sua inscrição aqui para facilitar nossa organização e comunicação e acompanhe as próximas postagens para descobrir quais serão as pessoas convidadas para esse bate-papo! 

Acompanhe os demais Encontros de Incentivadores de Vidas Ativas, sempre nas últimas quartas-feiras de cada mês ao longo de 2021. Mais informações: prodhe@usp.br, https://desenvolvimentoativofamiliar.blogspot.com/ e @prodhecepeusp (instagram).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vamos jogar Padminton?

Amarelinha Africana - Vamos Brincar!!!!

Saúde Individual e Saúde Coletiva