Escolas+Ativas, Universidades+Ativas e Câmpus+Ativos: venha conversar conosco!

Chegou o momento de conversarmos sobre os ambientes escolares e universitários, o quão facilitam ou dificultam que todas as pessoas envolvidas sejam mais ativas. Claro que o período é desafiador, mas também precisamos olhar para o futuro e conversarmos sobre as possibilidades que se abrem com tudo o que vem ocorrendo: as escolas e as universidades serão mais ativas depois desse período remoto?

Nosso convite é para o diálogo que permite uma ampliação do conhecimento, uma instrumentalização, uma capacidade mais ampla de tomar decisões, se antecipar frente a cenários incertos e impactar positivamente Vidas+Ativas. A proposta do evento, embora remoto, é de ser bem participativo e interativo. Fica o nosso convite para que você participe ativamente dessa conversa: inscreva-se previamente aqui para facilitar nossa organização (o link será enviado na segunda-feira anterior ao evento).

Nos encontramos no dia 26 de maio, das 15 às 17 horas. Confira nossas convidadas e convidados, que possuem experiências variadas na construção de ambientes e propostas na escola e universidade:

  • Paula Korsakas, coordenadora da pesquisa sobre Escolas Ativas para o PNUD – Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – resultando no capítulo sobre Escolas Ativas do Relatório Nacional de Desenvolvimento Humano “Movimento é Vida” e na ação conjunta entre PNUD e Secretaria de Educação de Maceió no estímulo a 10 escolas+ativas na capital alagoana.
  • Claudio Patto, professor de Biologia da Escola Suíço-Brasileira, que tem uma proposta de intervenção pedagógica e no ambiente para ser uma Escola+Ativa.
  • Stefany Mello, graduanda em Educação Física e Saúde - Escola de Artes, Ciências e Humanidades - EACH USP -, autora do Trabalho de Conclusão de Curso “Estudantes universitários e as práticas esportivas oferecidas pelas Associações Atléticas Acadêmicas: um estudo exploratório”.
  • Beatriz Braidoti, graduanda em Licenciatura em Física pela UNESP - Campus de Ilha Solteira, vice-presidente da Liga Interuniversitária de Esportes Universitários - LIEU.
  • Eduardo Kokubun, professor do Departamento de Educação Física, UNESP - Rio Claro, coordenador do Núcleo de Atividade Física, Esporte e Saúde - NAFES, membro do Conselho Consultivo do Movimento para Tod@s / Núcleo de Movimento, Inclusão e Saúde - NUMIS.
  • Márcio Alexandre, educador físico, especialista em Interação Nutrição, Exercício Físico e Medicina na Promoção da Saúde pela UNESP, Assessor Técnico Administrativo do Gabinete do Reitor, gestor do Movimento para Tod@s e coordenador do NUMIS.
  • Mariana Harumi, professora do curso de Educação Física e Saúde da EACH USP, que fará a fala final “que mensagem levamos para casa, o que levamos deste encontro de hoje para nossas Jornadas de Vidas+Ativas".

Uau, será uma bela conversa! E teremos a mediação de nossa amiga arquiteta e urbanista, Paola Bernardi (Caraminhola e Projeto Como Anda).

E um grande desafio!
Então, nada melhor do que realizar esse bate-papo no Dia do Desafio, uma campanha mundial de incentivo à prática regular de atividades físicas e esportivas em todas as fases da vida e, que com o tema deste ano - "Atividade Física: Bom para mim! Bom para todos!" -, nos provoca a pensar no Bem comum: “conjunto das situações de vida social que permitem, tanto aos grupos, como para cada indivíduo alcançar a mais plena condição de vida”. Saiba mais sobre essa campanha coordenada no continente americano pelo Sesc SP clicando aqui.

 

"Escolas+Ativas, Universidades+Ativas e Câmpus+Ativos" é o quarto bate-papo de uma série mensal que compõe os "Encontros de Incentivadores de Vidas Ativas", organizada pelo Programa de Desenvolvimento Humano pelo Esporte (PRODHE/CEPEUSP) como parte de "Uma Campanha por Vidas+Ativas".

Além do encontro em si, compartilharemos as informações dos participantes, que autorizarem, com a rede de incentivadores para que parcerias se realizem e o objetivo da campanha possa ser alcançado dentro da realidade e ações de cada um. Se você quer contribuir intencionalmente com a campanha, entre em contato conosco (prodhe@usp.br) ou anote nas opções de inscrição nos "Encontros de Incentivadores de Vidas Ativas" as suas possibilidades e necessidades para estimular Vidas+Ativas.

Confira como foram nossas conversas anteriores clicando nos títulos:

* "Uma Campanha por Vidas+Ativas".

* "Campanhas e Movimentos".

* "Trabalho e Vidas+Ativas".

Dê uma olhada na programação e temas dos próximos encontros.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vamos jogar Padminton?

Amarelinha Africana - Vamos Brincar!!!!

Foot+Basket+Skill = FooBaSKILL