A Jornada de Desenvolvimento Ativo Familiar recomeçou: acompanhe os primeiros passos!

Recomeçamos no dia 24 de abril a nossa Jornada de Desenvolvimento Ativo Familiar. Em 2020, o PRODHE optou por estimular o espaço de construção colaborativa deste blog, mas neste ano voltamos a nos encontrar periodicamente, mesmo que de maneira remota, para compartilharmos nossas experiências e buscarmos juntos possibilidades para sermos mais ativos nestes "tempos bem diferentes".

O primeiro encontro reuniu mais de 20 pessoas e começamos a preparar nossa bagagem para a jornada. Primeiro, ouvindo as potencialidades e dificuldades de algumas famílias através de vídeos gravados e, depois, no diálogo com o que foi relatado, propondo instrumentos para a Jornada: "alimentos, vestimentas, instrumentos de orientação etc".

Todos os participantes deram suas contribuições, mas tivemos um convidado especial, o professor Douglas Andrade, que contribuiu para que algumas dicas e assuntos surgissem:

  • nossa relação com os espaços públicos e privados, quais os espaços possíveis para nos mantermos ativos.
  • nossa relação com o tempo de trabalho, o tempo de lazer e a falta de tempo para realizar Atividades Físicas e Esportivas, a busca de um equilíbrio na rotina para dar conta de tudo, para ter uma vida ativa e não uma vida ocupada.
  • os medos e receios que a pandemia trouxe, as expectativas por um retorno à rotina anterior.
  • a necessidade de adaptação constante para superar as barreiras, novas rotinas e atividades durante a pandemia, como fazer pão e bijouterias, ler, equilibrar e cuidar da alimentação - desde o seu preparo até o momento social de almoçar ou jantar juntos -, sair menos de casa, adaptar espaços e materiais para Atividade Física, Jogos de Tabuleiro e Brincadeiras, buscar equilíbrio no uso de celulares e computadores.
  • a relação com os animais de estimação, os passeios necessários, indicativos de que famílias com animais são mais ativas.
  • abordagem dos pontos fortes para fazer Atividade Física: Faça o que você gosta, Construa sobre suas esperanças e aspirações, Construa sobre seus pontos fortes, Construa sobre os pontos fortes da sua família e comunidade e Enfatize o positivo. Se você ficou curioso e quer saber mais, acesse um artigo (em inglês), clicando aqui.
  • as diferenças intergeracionais nos gostos e características das Atividades Físicas e Esportivas, mas a necessidade de ter alguém na família que puxe o grupo.
  • a junção da Pandemia Covid-19 com a Pandemia da Inatividade Física.
  • "Todo Movimento Conta, todo passo conta, um pouco de movimento vale"; práticas regulares e estruturadas trazem benefícios adicionais, mas a quebra da rotina já vale muito. Então, faça um alongamento de vez em quando, levante da cadeira e ande um pouco, participe de uma reunião ou uma aula em pé...Vamos criar nossos momentos ativos!
  • A experiência de uma atividade física ou esportiva em si já é importante para o corpo que cada um é, o aprendizado contribui para que nossos corpos sejam mais ativos.
  • Guias e recomendações da Organização Mundial da Saúde orientam quanto ao mínimo de tempo de Atividade Física para que crianças, adolescentes, adultos e idosos sejam ativos e não sedentários. Mas o importante é que as pessoas se movimentem ao longo do dia, que façam algo, que aprendam uma atividade ou um esporte novo, que experimentem. Não precisamos fazer como uma obrigação de tantos minutos por semana, mas ter essa consciência de manter o corpo em movimento.
  • Precisamos considerar as características e culturas de cada país, cidade, região e família na escolha de nossas atividades físicas e esportivas.
  • O convite para a Jornada, para rememorarmos nossa relação com o movimento e sermos protagonistas na criação de possibilidades e perspectivas de mobilizar e engajar nossas famílias.

Assista e ouça essa conversa no nosso canal do Youtube "Prodhe Cepeusp", acesse aqui.

Compartilhamos na Jornada alguns instrumentos: vídeos com experiências de famílias; Mapa Jornada Ativa; Pôster "80 ideias para fazer lá fora", do Instituto Alana; Padlet para registros de nossos passos ao longo da jornada; Guia da Organização Mundial de Saúde sobre Atividade Física e Comportamento Sedentário, Guia Alimentar para a População Brasileira; proposta de criação de uma Comunidade Virtual; nosso "plantão virtual" Geodésica Vidas+Ativas (detalhes dos instrumentos estão em uma postagem específica, clique aqui).

O desafio da jornada é para todos nós, fica o convite!

O próximo encontro será no dia 26 de junho, mas você pode fazer desde já uma simples e rápida inscrição que ajudará nossa organização e comunicação: clique aqui.


A Jornada de Desenvolvimento Ativo Familiar faz parte de "Uma Campanha por Vidas+Ativas". Se você ficou curioso e quer saber mais, entre em contato conosco: prodhe@usp.br.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vamos jogar Padminton?

Amarelinha Africana - Vamos Brincar!!!!

Foot+Basket+Skill = FooBaSKILL