FooBaSKILL: conhecendo e ampliando possibilidades!

Há alguns anos o Programa de Desenvolvimento Humano pelo Esporte (PRODHE) incorporou em suas atividades formativas o aprendizado de Modalidades Esportivas menos difundidas e praticadas em nossa cultura esportiva geral.

A concepção desta iniciativa está baseada em que o acesso e a oportunidade de conhecer e praticar uma diversidade de modalidades possibilita escolhas mais significativas de Atividades Físicas e Esportivas ao longo da vida.

Em agosto do ano passado, o CEPEUSP recebeu uma oficina de FooBaSKILL ministrada pelo professor de Educação Física suíço Pascal Roserens, co-criador dessa modalidade que une futebol e basquete.
Vinte pessoas acompanharam as explicações e a prática pedagógica da modalidade e suas variações: a dinâmica e as formas de marcar pontos permitem o desenvolvimento conjunto de membros inferiores e superiores e oportunidades para todos os participantes ajudarem a equipe a vender. Outras oficinas foram ministradas em ONGs, colégios e universidades de São Paulo e Manaus, possibilitando o início da disseminação da modalidade.

O PRODHE/CEPEUSP incluiu em 2019 o FooBaSKILL no Curso Modalidades Esportivas Alternativas, na Formação de Jovens Mediadores Esportivos e no Projeto Esporte Talento. A perspectiva para 2020 era de ampliação para outras ações. Infelizmente isso não foi possível pelas dificuldades enfrentadas por todo o mundo, mas uma conversa remota com o professor Pascal propiciou um rico material para conhecimento da modalidade e reflexão sobre as possibilidades para a prática de modalidades esportivas coletivas considerando a distância física que ainda será necessária.

Então, fica o convite para acessar, comentar e se apropriar do material abaixo e do FooBaSKILL (clique no título):

Vídeo e ProdheCast sobre o FooBaSKILL e as perspectivas de prática de modalidades esportivas coletivas: escolha o formato que melhor se adeque ao seu momento;

- Conversa na íntegra (vídeo) com o professor Pascal Roserens: "ponte aérea" São Paulo-Lausanne em um bate-papo bem animado;

- Site do FooBaSKILL com acesso a vídeos e apostila em português para aprimorar o conhecimento da modalidade.

Opine, dialogue e comente aqui no Blog Coletivo Desenvolvimento Ativo Familiar!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vamos jogar Padminton?

Amarelinha Africana - Vamos Brincar!!!!

Foot+Basket+Skill = FooBaSKILL