Amarelinha Africana - Vamos Brincar!!!!

A educadora Ana Paula, do PRODHE/CEPEUSP, enviou uma contribuição para o Blog Coletivo Desenvolvimento Ativo Familiar: uma dica de atividade sobre ritmo e movimento. essas atividades a estimulam a dar vida aos objetos e ao corpo através do som, da interação com essa linguagem. Brinque muito! Depois comente no Blog ou nos envie sua postagem de como foi realizar esta brincadeira!

Você já brincou de amarelinha?
A diversidade cultural das brincadeiras e jogos e a variedade de suas formas clássicas potencializam a utilização na elaboração de estratégias e ações. É possível trabalhar elementos como coordenação motora, consciência corporal, equilíbrio e força. 
O desafio do jogo musical é promover a interação música e movimento corporal de uma forma divertida, criativa, com a família. Aproveita o equilíbrio entre os recursos tecnológicos e as tradições culturais folclóricas, que estão perdendo espaço nos dias de hoje, mas são saberes propulsores de criatividade e prazer.

A Amarelinha Africana é uma variante da amarelinha tradicional; difere por acrescentarmos ritmo e utilizarmos a criatividade: criar novos movimentos, músicas e até improvisar objetos como instrumentos musicais.
Eu utilizei os recursos de materiais simples que tinha na minha casa, como fita crepe para formar os 16 quadradinhos (que também podem ser feitos com giz ou usar a demarcação do próprio piso), colheres como nosso instrumento musical e escolhemos a música. Segue a indicação de vídeos e de um canal no YouTube (professora de música Maria Jose Sanchez Parra) para você se inspirar e manter o corpo ativo: clique aqui para começar e aquecer. E depois tem o super desafio que a Ana Paula realizou em casa: clique aqui!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vamos jogar Padminton?

Foot+Basket+Skill = FooBaSKILL