Ativar o Poder da Vida!

Nossa amiga, participante do Grupo de Estudo Vidas Ativas e co-organizadora do Caderno Jornada Vidas Ativas, Sônia Araújo, compartilha aqui no Blog Coletivo Desenvolvimento Ativo Familiar seus conhecimentos e experiências. Fica o convite para comentários e para que você também contribua com o Blog (entre em contato conosco: prodhe@usp.br).


Ativar o Poder da Vida!

A todo instante nossa mente é bombardeada com imagens, sons, percepção de odores e milhares de informações. Tudo se torna muito abrangente, e ficamos tão pressionados a dar conta desse "tudo", de forma tão  intensa, que as vezes sentimos e olhamos o mundo a nossa volta por uma lente um pouco distorcida. É nessa hora que podemos perder o senso de autocontrole, o senso de que podemos pensar, sentir e agir, e o senso de que sempre podemos encontrar novas soluções para os problemas que nos afligem, e assim, alterar os modos de vida, para o nosso bem, para o bem do outro, da natureza e do planeta em que habitamos. 
Nós sabemos que estamos vivendo um momento em que ainda predominam modelos antigos de gerir a economia, a política e por consequência as estruturas sociais, que influenciam nossos modos de vida. Nas palavras de Otto Scharmer (Conferencista no Massachusetts Institute of Technology, co-fundador do Presencing Institute e MITx u.lab, e, entre outros, autor de Theory U: Leading from the Future as it Emerges, e de Presence: Human purpose and the Field of the Future), tais consequências negativas podem ser  identificadas em três divisões principais:
Foto: Sônia Araújo

1. Destruição ambiental sem precedentes, resultando em perdas na natureza;
2. Social - níveis sociais obscenos de desigualdade e fragmentação, resultando em  perdas na sociedade; e
3. Espiritual - níveis crescentes de esgotamento e depressão, resultando em perda de significado, e na perda do "EU" (não do Eu atual, mas do potencial do futuro Eu).

Para Otto, este também é um momento de possibilidades e disrupção. Um momento em que podemos romper com modelos mentais que já não atendem mais as necessidades humanas com a mesma eficácia, e despertar os nossos recursos internos, a inteligência do coração, e a criatividade, para expandir a consciência, permitindo assim, mudarmos padrões de comportamentos destrutivos – deixar ir para deixar vir – atitudes e ações que resultem em mudança na qualidade, tanto da atenção no campo pessoal, quanto no campo social e ambiental.
Nessa perspectiva, a proposta de momentos-movimentos “Ativar o Poder da Vida”, no coração que bate e na respiração que flui, no movimento lento e nas posturas corporais expansivas, é para ativar a fonte mais profunda de desenvolvimento criativo, e potencializar a consciência interior do poder que temos no existir, no Ser e estar presente. É para simplesmente encontrar a paz interior que conecta corpo-mente-espírito, e despertar os sentimentos de poder ser e estar, que se reflete em nossas interpretações da realidade, nas tomadas de decisão, nas palavras e nas ações, capazes de mudar e criar, recriar e cocriar novas realidades, e assim, continuar movendo-se para as possibilidades do futuro no agora, da vida pessoal, social e profissional. 
Os nove momentos-movimentos sugeridos no Ativar o Poder da Vida, estão organizados com base em elementos de várias práticas estudadas na ciência da medicina corpo-mente, como a meditação, mindfulness, yoga, tai-chi, e a prática regular de exercícios físicos, entre outras que você pode identificar pela semelhança, no entanto, a sequência Ativar o Poder da Vida, não se define como nenhuma delas em específico, porque cada uma delas possui diferentes métodos e técnicas de desenvolvimento e prática. 
A sequência pode ser praticada no todo ou em partes, e não há exigências que possam dificultar sua escolha em reservar de 10 a 20 minutos diários para praticar, uma ou duas vezes por dia, porque não é para você se sentir obrigado(a) e estressado(a), é para se sentir bem. Também não há nenhuma interferência em suas crenças e práticas religiosas, e o compromisso é apenas com você mesmo(a), então, pode ser no seu tempo, no seu espaço, de acordo com a sua vontade e/ou necessidade em determinado momento do dia.

Experimente praticar a sequência Ativar o Poder da Vida acessando: https://vocelivreparavoar.com.br/Ativar-o-Poder-da-Vida-

Comentários

  1. Ser livre sempre para fazer nossas escolhas e praticá-las.Valeu a dica Sônia!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Vamos jogar Padminton?

Amarelinha Africana - Vamos Brincar!!!!

Foot+Basket+Skill = FooBaSKILL